(11) 3571.0757
(11) 2359.0300
(11) 98257.7752



Conheça a sua Alma Coletiva e seja feliz

paz-e-imortalidadeMuitas de nossas angústias, de nossas frustrações e, sobretudo, de nossas incapacidades de alcançarmos os resultados que queremos nascem da falta de alinhamento entre aquilo que fazemos e a alma coletiva que habita em cada um de nós.

Desconhecer a própria alma é um risco enorme à nossa felicidade!

Tal qual um arquétipo, uma Alma Coletiva é uma representação concreta das motivações abstratas do Ser Humano.

A Alma do Construtor, por exemplo, reflete as motivações dos apaixonados pela engenharia, pela arquitetura e pelas edificações.

Imagine quão doloroso deve ser para alguém com essa alma se ver obrigado, pelas circunstâncias da vida, a limitar o seu trabalho ao espaço de uma sala de aula.

Afinal, na sala de aula deveriam estar apenas aqueles com a verdadeira Alma do Mestre. Pessoas motivadas pelo ensino, pela educação e pela transformação do homem através do legado do conhecimento. Por isso, é tão triste ver um verdadeiro Mestre impedido de extravasar essa paixão de sua alma.

Por outro lado, como é lindo ver o prazer de alguém com a Alma do Alquimista preparando a comida para a sua família. Sim, a alma daqueles que encontram prazer em transformar os alimentos e brindar aos demais com seu talento gastronômico é a mesma alma dos antigos magos, profetas e druidas ou do talentoso químico de hoje que encontra a sua motivação na ciência de combinar átomos e moléculas.

O químico e o chef de cozinha, duas ocupações tão distintas, mas reflexos de uma mesma Alma Coletiva, o Alquimista.

E o Guerreiro, que no passado empunhava a sua espada para combater o Bom Combate e hoje, nos campos, quadras, piscinas e tantos outros locais, competem nos esportes ou nas grandes corporações para vencer adversários ou para superar os próprios limites.

Na Alma do Sacerdote está a motivação de tantos que, tal qual o pastor de ovelhas conduz o seu rebanho, buscam conduzir pessoas em busca da experiência transcendente ou da conexão com o Sagrado.

A Alma do Juiz, que procura atribuir a cada um segundo o seu direito. Uma alma que sempre busca o equilíbrio e que não deve ser confundida nem com a Alma do Legislador, ou aquele que elabora as leis para garantir a ordem e a disciplina, e nem com a Alma do Político, ou aquele que, através de sua sensibilidade, de sua capacidade de ouvir e de sua habilidade de construir parcerias, busca garantir que o interesse coletivo esteja sempre acima do interesse individual.

E, antes que você me questione, estamos falando da Alma do Político, e não de políticos sem alma…

E, como não mencionar a mais evidente de todas, a Alma do Artista?

Ah, o Artista, tão essencial para a alegria de todas as almas, mas tão pouco valorizado e, por vezes, tão incompreendido….

Incompreendido até mesmo pelas sogras que dizem “minha filha se casou com um traste, um folgado”, porque, com a sua Alma Sonhadora, desejaram que sua filha se cassasse com uma Alma Empreendedora e não suportam no genro a boemia da Alma do Artista.

Temos a Alma do General ou Comandante, A Alma do Policial, a Alma do Caçador, a Alma do Filósofo, a Alma do Agricultor, a Alma do Boiadeiro, a Alma do Mecânico, a Alma do Administrador, a Alma do Jornalista, a Alma do Hoteleiro, A Alma do Mascate ou Vendedor, a Alma do Aviador, que por vezes se confunde com a Alma do Aventureiro e com a Alma do Desbravador.

A Alma do Curador, que deveria estar presente em todos aqueles que trabalham na área da saúde.

E temos ainda muitas outras Almas Coletivas…

Uma das grandes belezas das Almas Coletivas está no fato de que cada um de nós, apesar de possuir a sua Alma principal, possui também outras almas que habitam o nosso ser e determinam a nossa essência.

Assim, um médico, com Alma de Curador, pode carregar consigo também uma Alma de Artista, de Filósofo ou de Mascate.

O dono da loja que conserta computadores, com sua Alma de Mecânico pode adorar gastronomia, divertir-se com uma pescaria e possuir também a Alma de Empreendedor.

Uma Alma de Político pode ocupar um cargo no Congresso trazendo consigo as Almas do Filósofo, do Legislador e do Administrador, colocando seus talentos a serviço do povo.

Essa multiplicidade na combinação das almas é algo maravilhoso, pois permite uma incrível diversidade nas motivações humanas.

A cada um de nós cabe portanto descobrir a Alma que nos move e procurar fazer escolhas que nos permitam viver de acordo com as nossas motivações.

Eu já encontrei a minha Alma!

E você, já encontrou a sua?

Um forte e carinhoso abraço.

Clique aqui e deixe o seu comentário.

Flávio Lettieri é consultor empresarial e Sócio Diretor da Somma Consultoria. É especialista em coaching, empreendedorismo e desenvolvimento de atividades vivenciais. Visite nosso site www.sommaonline.com.br