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7 dicas para se tornar um diferencial competitivo nas organizações

Atualmente os processos de seleções e captações vêm sendo um diferencial nas organizações. Afinal, tudo começa no primeiro contato, na entrevista. As empresas estão exigindo elevada criatividade e boas relações interpessoais dos candidatos neste momento. Esse processo chamado seleção está sendo peça estratégica para potencializar as organizações.

Com a economia cada vez mais globalizada, o mundo em constante movimento e a inovação, os profissionais que não acompanharem esse processo ficarão para trás – imagine você trocar a turbina do avião com ele voando. Então, não espere a sua carreira chegar a um ponto crítico para querer mudar positivamente, pode ser tarde para conseguir dar a volta. A sabedoria dá lucro, o conhecimento dá lucro! Guardem essa frase!

Apesar dos avanços tecnológicos, alguns produtos continuam semelhantes e o verdadeiro diferencial está no fator humano! Desta forma, além da competência técnica, a competência humana tem se tornado cada vez mais estratégica como o equilíbrio emocional, trabalho em equipe, qualidade de vida entre outros. Hoje, 70% das demissões ocorrem por falhas comportamentais e não por falhas técnicas. Infelizmente a falta de maturidade vem massacrando profissionais.

As organizações esperam que os funcionários satisfaçam suas necessidades, além de serem eficientes, serem eficazes! Da mesma forma os funcionários esperam que as organizações retribuam o resultado alcançado, com a chamada política de valorização. Mas o ser humano é muito complexo e encontrar talentos não é fácil.

Por isso, listo abaixo 7 dicas para você se tornar um diferencial nas organizações:

1. Foque nos resultados da empresa

Seja excepcional! Acorde já antecipando o dia! Viva cada momento fazendo uma imersão profunda, entendendo o sentindo de suas funções e obtendo agilidade nas respostas.

2. Tenha uma visão holística (360º)

Durante o dia, tomamos várias decisões que podem comprometer no resultado final da nossa entrega, por isso é necessária a visão holística, de 360 graus, que é o conhecimento sistêmico sobre o negócio. Isso é muito bom, pois além disso temos que estar sempre preparados para assumir outros cargos.

3. Gerencie conflitos

Aquele profissional que possui equilíbrio emocional, além de resolver os problemas entre setores e equipes, é referência dentro da organização. São poucos os que têm o entendimento de pessoas. Nos momentos quentes do trabalho, faça sempre a diferença!

4. Transforme conhecimento individual em coletivo

Mostre a importância de seu trabalho, verifique as suas responsabilidades técnicas e comportamentais e dissemine para a sua equipe. Surpreenda as pessoas! No final todos ganham.

5. Mensure sua performance

Tudo aquilo que não é visto, não é lembrando. Tudo aquilo que não é acompanhado, não é controlado. Estabeleça uma meta interna e veja como está o seu nível: desenvolvimento, aplicando, otimizando ou multiplicando?

6. Tenha carisma e simpatia

Transforme o seu trabalho em uma verdadeira diversão! Trate bem os seus colegas, para eles tratarem bem os clientes.

7. Seja gestor de sua carreira

Utilize estratégias para se constituir em um profissional atraente, em um mercado de trabalho extremamente restrito e competitivo.

Procure sempre apresentar uma excelente performance no trabalho, na família ou na sociedade. O que vale é aquilo que fazemos positivamente para os outros, sendo assim, seja sempre positivo!

Por Saulo Henrique