(11) 3571.0757
(11) 2359.0300
(11) 98257.7752

Metodologia 6Cs para desenvolvimento de times

COLETA DAS NECESSIDADES
COMPORTAMENTO VIVENCIADO NA EXPERIÊNCIA
CONSCIÊNCIA DO GAP
COMPREENSÃO PARA A MUDANÇA

Jogo corporativo

COMPROMISSO COMPARTILHADO
COLETA DAS NECESSIDADES

Oficina de
desenvolvimento

O 6C’s para Desenvolvimento de Times é uma metodologia, exclusiva da Somma, consistente para capacitação e aperfeiçoamento do participante, nas competências necessárias e alinhadas com as estratégias de negócio, mas tendo como ponto central as relações interpessoais do time, que está baseada em diversas teorias de comprovada eficácia no aprendizado individual e de grupos e nos interrelacionamentos das pessoas.

Baseado em 3 pilares: na vivência, na autopercepção e na mudança sustentável apoiada no grupo. O principal objetivo é que o participante, e consequentemente o time, adquira competências que queira ou necessite e que esse aprendizado seja permanente.

O processo é composto por 2 etapas: a primeira tem o propósito de trazer ao participante o conhecimento das competências e comportamentos à serem desenvolvidos. Na segunda etapa, o objetivo é que as mudanças sejam sustentáveis. Elas são estruturadas da seguinte forma:

1º Etapa

Consiste na aplicação do Jogo Corporativo ou da Atividade Vivencial e na devolutiva (debriefing). Está dividida em 4 níveis:

1º Nível
Coleta das necessidades – Briefing das competências-alvo para o desenvolvimento.
2º Nível
Consciência do gap – No debriefing, há a percepção e compreensão do gap, da deficiência, baseado na observação sobre seu comportamento na atividade.
3º Nível
Comportamento vivenciado na experiência– Participação ativa nas atividades.
4º Nível
Compreensão para a mudança – O objetivo nesse momento é cada participante faça a seguinte reflexão: Por que mudar? Quais as perdas e ganhos na mudança de comportamento?

2º Etapa

Nessa Etapa, através da Oficina do Conhecimento (workshops), o aprendizado na 1ª etapa é usado como base para o desenvolvimento sustentável do time. É formada por 2 níveis, que complementam o processo:

5º Nível
Compromisso Compartilhado – Criação de objetivos comuns de aprendizado e desenvolvimento através de ferramentas, assessments e atividades vivenciais. Através da elaboração de um Plano de Trabalho e da construção de Acordos, o grupo pensa no desenvolvimento e uso prático das competências-alvo no dia a dia.
6º Nível
Construção de caminhos sustentáveis – No último nível, o grupo entenderá como os hábitos funcionam e como a mudança de comportamento, apesar de desafiadora, pode alavancar o resultado pretendido. Aprenderá a usar a força do grupo como fator influenciador para a sustentabilidade da mudança e como recurso para a construção de um caminho mais eficiente.

Desde do primeiro momento, a metodologia cria um ambiente que favorece o desenvolvimento nas competências desejadas e utiliza o grupo como um poderoso influenciador para que o aprendizado tenha uma maior efetividade.