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Nossas soluções

Relacionamento & influência

Relacionamento & Influência são programas de treinamento da Somma que promovem o aprendizado em equipe e o desenvolvimento de competências específicas.

Fundamentados na Psicologia Positiva e na Psicologia Comportamental, alicerçados na Metodologia 6Cs e realizados no formato de ‘desenvolvimento de equipes’, os treinamentos corporativos “Relacionamento & Influência” promovem mudanças sustentáveis porque integram as compreensões sobre as motivações e o comportamento humano com as situações práticas do dia a dia.

Com uma proposta exclusiva da Somma, os treinamentos empresariais “Relacionamento & Influência” abordam conceitos com grande aplicabilidade para desenvolver lideranças, fortalecer times e melhorar o relacionamento com clientes internos e externos.

Treinamentos corporativos

Comunicação eficaz em times

Usando os motivadores pessoais para otimizar a comunicação em equipe.

Segundo estimativas, só nos EUA, o custo com conflitos chega a quase meio bilhão de dólares por ano. Conflitos bloqueiam a comunicação. Barreiras na comunicação reduzem a performance, diminuem a motivação e aumentam o stress, fazendo com que muitas pessoas inteligentes se tornem bem menos produtivas quando precisam trabalhar em equipe ou sob pressão. Apoiado em um efetivo assessment para mapear as motivações humanas, o Strength Deployment Inventory – SDI®, o programa “Comunicação eficaz em times” foca na construção dos relacionamentos para trazer melhores resultados. (conheça o SDI® vídeo)

Resultados com o Programa:

  • Otimização da comunicação interna e com clientes
  • Fortalecimento do trabalho em equipe
  • Empatia para construir parceiras
  • Redução do custo com conflitos
  • Retenção de talentos
  • Desenvolvimento de lideranças
  • Melhoria na relação entre pessoas e departamentos
  • Agilidade na tomada de decisão
  • Redução de stress

Conteúdo Programático:

Construção de Relacionamentos Produtivos
Motivadores Pessoais na Comunicação
Barreiras de Comunicação
Sistema de Valor Motivacional
Comportamento x Motivação Intrínseca
Acordos x Atritos na construção de times
Mapeamento de Forças Pessoais
Modelo da Escada da Inferência
Motivação x Conflitos
Conflitos na dimensão intrapessoal
Os três estágios do conflito

Líder Coach

Liderança para desenvolvimento de times de Alta Perfomance.

Oferecer aos gestores os recursos essenciais para desenvolver pessoas e fortalecer times, através de uma linguagem simples e uma metodologia consistente, é o propósito do treinamento corporativo “Líder Coach”.

Resultados com o Programa:

  • Autoconhecimento, Autoconfiança e Autocontrole
  • Inteligência emocional
  • Liderança com maior nível de impacto e influência
  • Comunicação eficaz
  • Equilíbrio entre assertividade e saber ouvir
  • Fortalecimento do trabalho em equipe
  • Melhora das relações interpessoais
  • Redução dos conflitos
  • Aumento do nível de confiança interna na Organização
  • Construção de uma cultura de feedbacks

Conteúdo Programático:

Técnica de Feedbacks
O Poder das Perguntas
Liderança x Gestão
Construção de times
Estágios de vida de um time
Sabotadores na Gestão de Pessoas
Neurolinguística aplicada à Liderança
Gestão da Execução
Modelo de Aquisição de Competências em 4 fases
Gestão de mudanças
Teorias motivacionais na gestão de pessoas
Modelo Vilão, Vítima e Herói

Estratégias da Influência

Como a liderança gera resultados sustentáveis ao influenciar a mudança comportamental usando estratégias de influência e persuasão

Influenciar pessoas é uma competência que envolve clareza de objetivos e estratégias bem definidas. Estudos mostram que pessoas que utilizam ao menos três dos sete “Fatores da Influência” aumentam em até dez vezes o seu poder pessoal para influenciar a mudança de comportamentos e construir novos hábitos em pessoas e times.

Para promover uma influência efetiva, é preciso atuar em três dimensões – individual, coletiva e sistêmica – usando estratégias capazes de fazer com que a motivação e o poder pessoal sejam reforçados e potencializados em cada indivíduo melhorando sua interação com o grupo social e com o sistema onde está inserido.

O treinamento corporativo “Estratégias da Influência” promove esse aprendizado, oferecendo ferramentas práticas e de fácil aplicação no dia a dia, aumentando efetivamente do Poder de Influência.

Resultados com o Programa:

  • Domínio de estratégias para influenciar pessoas
  • Maior efetividade na liderança
  • Aumento de resultados
  • Desenvolvimento de times mais produtivos
  • Construção de novos hábitos
  • Sustentabilidade nas mudanças

Conteúdo Programático:

Persuasão & Influência
Gestão da Influência: Comportamentos x Resultados
Os três níveis da Influência
Como influenciar pessoas: Pensar, Sentir e Agir
Mapa do Poder
Matriz da Influência
Barreiras na influência
Modelo de aquisição de hábitos
Lócus de Controle Interno
Os sete Fatores da Influência
O Fator Imponderável na Influência

Conversas Produtivas

A comunicação assertiva para gerar consenso, alinhamento e resultados.

Barreiras de comunicação, especialmente os bloqueios de diálogo causados por pressupostos e inferências, geram prejuízos e reduzem a produtividade.

Um estudo publicado pela revista Exame mostra que, em muitas empresas, perde-se até 25% do tempo de trabalho com burocracias e reuniões que não geram resultados. Essas reuniões improdutivas ‘roubam’ cerca de 10 horas de trabalho semanais de cada um dos funcionários da empresa. Por isso, transformar uma conversa difícil em uma discussão produtiva em equipe é uma competência essencial para reduzir conflitos, melhorar a comunicação e construir times fortes.

O treinamento corporativo “Conversas Produtivas” é uma experiência vivencial pautada em teorias comportamentais e ferramentas práticas que oferecem os recursos necessários para a construção de ambientes onde compartilhar ideias e saber ouvir sejam práticas inerentes ao trabalho em equipe.

Resultados com o Programa:

  • Criação de consenso nos times
  • Construção do diálogo aberto
  • Melhor alinhamento de objetivos e ações
  • Fortalecimento da Inteligência Emocional
  • Reuniões mais focadas e produtivas
  • Mais respeito à diversidade de ideias
  • Maior integração
  • Aumento da produtividade individual e coletiva
  • Construção de parcerias baseada em acordos
  • Redução dos conflitos
  • Gestão mais participativa
  • Equipes mais comprometidas com decisões e mudanças

Conteúdo Programático:

Influência dos estilos motivacionais na comunicação
Barreiras emocionais ao diálogo
O Poder das Perguntas
Conversas x Conflitos
Os riscos da inferência
A Escuta Ativa
Como tornar as reuniões mais produtivas
Como lidar com conversas ameaçadoras
Como vencer resistências
Persuasão: Divergir ideias x Confrontar pessoas
Modelo de Checagem na Comunicação

Cliente: do conflito à solução

A habilidade de manejar conflitos para conquistar o cliente.

Um cliente insatisfeito custa o equivalente ao lucro dado por cinco clientes satisfeitos. Por outro lado, é muito mais lucrativo manter um cliente na base do que conquistar um novo cliente.

Por isso, saber identificar a origem da insatisfação e minimizar o stress nos momentos de conflito do cliente com a equipe de atendimento é uma competência essencial para os resultados da empresa. Entender como as pessoas reagem em situações de tensão é a chave para encantar clientes e transformar objeções em satisfação.

Preparar o time para identificar os padrões de ataque, fuga ou paralisia é um fator decisivo para lidar com clientes em conflito. Com uma proposta totalmente inovadora, “Cliente: do conflito à solução” é um treinamento corporativo que oferece conhecimentos e ferramentas para a construção de relações mais harmoniosas e eficazes com seus clientes.

Resultados com o Programa:

  • Transformação de conflitos em satisfação do cliente
  • Maior capacidade de identificar necessidades do cliente
  • Melhor uso das perguntas para baixar resistências do cliente
  • Aumento da habilidade de fazer a Escuta Ativa
  • Maior capacidade de influenciar a percepção positiva do cliente
  • Aumento do desempenho no controle de objeções
  • Melhor relacionamento com clientes

Conteúdo Programático:

O conflito enquanto dimensão intrapessoal
Padrões de respostas ao conflito
Os três estágios do conflito
Gatilhos de conflito
Valores motivacionais e relevância para o cliente
A arte das perguntas para encantar o cliente
Manejo da Percepção
Ouvir x Escutar
Escuta Ativa no Atendimento ao Cliente
Construção de uma rotina efetiva de atendimento ao Cliente